Home - Região - Oliveira do Hospital - CM de Oliveira do Hospital garante que foi confeccionado o maior requeijão do mundo, com mais de 54 quilos

CM de Oliveira do Hospital garante que foi confeccionado o maior requeijão do mundo, com mais de 54 quilos

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou hoje em comunicado que foi confeccionado, no âmbito da XXIV Festa do Queijo Serra da Estrela e Outros Produtos Locais de Qualidade, o maior requeijão do mundo, que atingiu os 54,250 quilos, superando em muito os 24 quilos inicialmente previstos. “O recorde vai ser enviado para o Guinness World Records para que possa constar no livro dos maiores recordes do mundo, como era ambição do Município de Oliveira do Hospital”, sublinha a nota.

prova de requeijão e doce de abóboraO processo, refere o comunicado, envolveu várias queijeiras do concelho que durante a tarde de domingo confeccionaram o requeijão. Em simultâneo, explica a autarquia, foi também preparado um doce com recurso a 60 quilos de abóbora e 40 quilos de açúcar. “No final da tarde, o requeijão e o doce de abóbora, acompanhados pela broa de milho foram servidos no Largo Ribeiro do Amaral. Foi no coração da cidade, e quando ainda decorria o programa televisivo ‘Somos Portugal’ da TVI, que os visitantes da maior Festa do Queijo Serra da Estrela do país provaram e saborearam estas iguarias. As opiniões foram unânimes, o requeijão e o doce de abóbora estavam deliciosos”, esclarece o município, referindo que outro dos pontos altos do certame foi o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”.

“Na tarde de sábado foram muitos os visitantes que, na tenda de eventos, assistiram à avaliação das iguarias por parte do júri que levou em conta critérios como degustação, apresentação, originalidade da recolha ou da receita e unnamed 3 (Small)viabilidade da sua produção empresarial”, salientam, explicando que o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”, para além de dar a conhecer diferentes iguarias, doces e salgadas, confeccionadas com queijo Serra da Estrela e seus derivados, procura incentivar a inovação e o empreendedorismo para a eventual criação de um produto de referência, associado ao concelho de Oliveira do Hospital.

unnamed 4 (Small)O comunicado elenca, depois, os produtos apresentados a concurso e respectiva classificação. Na categoria salgados foram cinco pratos, tendo sido distinguidos os seguintes: o primeiro lugar e o prémio de 100 euros foi atribuído ao ‘Cajado do Pastor’ apresentado pela turma 11.º G do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, seguiram-se as ‘Trouxinhas de Queijo Serra da Estrela DOP e Chouriço’do 10.º H do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (75 euros) e finalmente ‘Rolinhos do Alva’ de Patrícia Moreirinhas (3.º lugar, 50 euros). Nos doces, refere a missiva, apresentaram-se a concurso onze iguarias e o do júri colocou nos três primeiros lugares: Gamelitas de Requeijão Serra da Estrela DOP, Castanhas e Doce de Abóbora” do Hotel Rural “Quinta da Geia”, Restaurante João Brandão (1.º lugar, 100 euros); “Miminhos da Obra” apresentados pela Obra D. Josefina da Fonseca (2.º lugar, 75 euros) e “Choux Recheados com Queijo Serra da Estrela DOP” de Sandra Cristina Tavares Almeida (3.º lugar, 50 euros).

AbóborasA autarquia não esqueceu também o concurso “A maior Abóbora” e dá conta que os vencedores foram: em tamanho a abóbora apresentada por Maria Gracinda Nunes (50 euros), no peso venceu a Casa da Obra Josefina da Fonseca (30 euros) e a abóbora mais original foi apresentada por Maria Alice Cruz (20 euros).

LEIA TAMBÉM

Negócios de imóveis impossíveis de concretizar em Oliveira do Hospital e Seia

A falta de uma plataforma informática do cadastro predial, exigida por lei, está a parar …

Meruge acolhe Feira da Primavera, um evento que tem ajudado a reflorestar Oliveira do Hospital

A Freguesia de Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, acolhe no próximo domingo a Feira …