Home - Região - Oliveira do Hospital - Os Verdes distribuem girassóis tristes e alegres por Oliveira do Hospital

Os Verdes distribuem girassóis tristes e alegres por Oliveira do Hospital

As Jornadas Ecologistas do Distrito de Coimbra, promovidas pelo Colectivo Regional do Partido Ecologista “Os Verdes”, começam amanhã em Oliveira do Hospital, abordando temas como os recursos hídricos e a floresta. Uma iniciativa que conta com o deputado do PEV, José Luís Ferreira. Mas o evento na sua globalidade pretende abordar outras áreas como a mobilidade e os transportes, recursos geológicos, o património natural e a orla costeira.

Estas jornadas, explicam os responsáveis, visam assinalar alguns exemplos de problemas económicos, sociais, ambientais e culturais do Distrito de Coimbra, problemas que têm impedido o seu desenvolvimento e hipotecado a qualidade de vida das suas populações. Nestas jornadas, sublinham, serão também assinaladas opções, intervenções ou potencialidades da região que merecem ser valorizadas, pelo bem-estar que geram às populações, e desenvolvidas como forma de promover o desenvolvimento e romper com a crise o País atravessa.

Imagem2 - negativo_1Para assinalar os aspectos negativos, “Os Verdes” colocarão junto dos respectivos locais um girassol laranja e triste. Para assinalar as questões positivas, “Os Verdes” colocarão, junto aos respectivos locais, um girassol verde e alegre. O programa começa pelas 10h45, em São Paio de Gramaços, com a colocação de “girassol triste” junto à Ribeira de Cavalos, que, segundo os Verdes, “tem sido várias vezes castigada com descargas de efluentes provenientes, aparentemente, da unidade fabril da Sonae Indústria”. Outro “girassol triste” ficará em frente à SONAE Indústria, o que no entender dos Verdes se justifica, “pelos danos provocados ao ambiente nomeadamente pelos efluentes que derivam da sua actividade”. Junto à ETAR de Meruge irá ser colocado um “girassol alegre”, mas nas proximidades das fossas sépticas da mesma localidade será colocada a versão triste da flor, a mesma versão que irá assinalar a área de pinhal (Meruge) “nas proximidades de uma zona que se mantém afectada pela doença do Nemátodo da madeira do pinheiro”. O dia termina com uma conferência de imprensa ao final do dia, pelas 16.30h, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

Onda de calor pode levar “a quebra de 70 por cento na produção de fruta da região Centro”

O longo período de tempo previsto de altas temperaturas está a preocupar os produtores de …

Médicos continuam a abandonar Oliveira do Hospital: um já rescindiu e outro prepara-se para pedir transferência

Concelho oliveirense pode ficar em breve com cerca de 7,5 mil utentes sem médico de …