Home - Educação - Troca de manuais escolares usados aumentou em Oliveira do Hospital

Troca de manuais escolares usados aumentou em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital viu a iniciativa “Em Roda Livro” que fomenta a troca solidária de manuais escolares, registar, este ano, um aumento na entrega de livros e o número de trocas. O projecto, que conta com a colaboração das escolas do concelho, bibliotecas escolares, associações de pais, encarregados de educação e alunos, contou com a participação de 19 famílias que entregaram 90 manuais escolares. A troca de livros foi solicitada por nove famílias, num total de 26 manuais.

Com a implementação deste projecto de troca solidária dos manuais escolares, o Município de Oliveira do Hospital diz pretender “apelar à consciencialização do valor dos livros escolares usados, que já foram úteis para uma família e poderão ser úteis para outra, envolvendo toda a comunidade educativa – alunos, pais e professores”. O objectivo, continua um comunicado da autarquia, “é promover a reutilização e o valor dos manuais escolares utilizados nos vários níveis de ensino; diminuir os custos de aquisição de manuais escolares por parte das famílias, em função da condição socioeconómica dos candidatos ao empréstimo; incentivar boas práticas de protecção e educação ambiental; desenvolver o sentido de partilha e solidariedade social; e permitir uma poupança considerável a cada família”. O Município de Oliveira do Hospital alerta ainda que é, nesta altura, no início do ano escolar que se devem sensibilizar as famílias e os alunos, utilizadores de manuais escolares, que devem preservar os manuais para que no próximo ano lectivo possa ser dada continuidade a esta troca solidária.

 

LEIA TAMBÉM

Carta Aberta: “Provas de Aferição” – no 2º ano de escolaridade. É necessário banir este disparate para defender as nossas Crianças! Autor João Dinis, Jano

Exmº Senhor Ministro da Educação e Ciência. Exmº Senhor Presidente da Comissão de Educação e …

Feira de Orientação Escolar e Profissional de Penacova encerrou com “saldo altamente positivo”

Mais de duas dezenas de expositores (universidades públicas e privadas, institutos e escolas superiores, Academia …