As forças de segurança detiveram, nas últimas 24 horas, 17 novas detenções pelo crime de desobediência, designadamente, por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência. Segundo o documento, 67 pessoas foram detidas por este crime desde que foi renovado o decreto do Estado de Emergência, em vigor desde as 00h00 do dia 3 de abril.
Destas 67 detenções, 18 estão relacionadas com desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 29 com desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, 8 com desobediência ao encerramento de estabelecimentos, 1 por resistência e 11 por violação da cerca sanitária de Ovar.
A tutela indica ainda que também que, nas últimas 24 horas, foram ainda encerrados mais 16 estabelecimentos “por incumprimento das normas estabelecidas”, o que aumenta para 223 o número de estabelecimentos encerrados desde as 00h00 do dia 3 de abril. Até ao momento, já foram registadas, no total, 175 detenções pelo crime de desobediência e foram encerrados 1.931 estabelecimentos comerciais nos dois períodos do Estado de Emergência.
