Correio da Beira Serra

Artista alemão cria “colherofone” para promover colheres de pau de Arganil (vídeo)

O artista alemão Kin Thiessen, que reside no  concelho de Arganil, construiu um instrumento musical único para ajudar na campanha da colher de pau candidata ao concurso 7 Maravilhas de Portugal. Thiessen, que em 2017 ficou sem casa nos incêndios, construiu um xilofone, que apelidou de Colherofone, e apresentou-o em vídeo.
“Recentemente, fui desafiado e contratado pela Câmara de Arganil para criar um instrumento único. Eles queriam que eu fizesse um xilofone usando as colheres de pau tradicionais da região. Então, testei ideias até chegar finalmente a isto”, refere na sua página do facebook. “Uma vez construído, aprimorei.o e aprendi a tocá-lo. Senhoras e senhores, orgulhosamente apresento o primeiro e único Colherofone !!!”, concluiu.
A colher de pau de Arganil é candidata ao concurso 7 Maravilhas de Portugal: Cultura Popular, na categoria Artesanato. Talhadas manualmente em madeira de pinho bravo verde, constituem-se como o artesanato mais genuíno do concelho. A técnica aplicada na sua construção foi passando de geração em geração, o que garante hoje a continuidade das práticas ancestrais, preservando o processo de fabrico original.

Exit mobile version