Ontem, 12 Fevereiro, fui até à entrada do “posto de vacinação” anti Covid que abriu dentro do edifício dos Bombeiros Voluntários, em Oliveira do Hospital.
Lá vi eu, idosos a chegarem em automóveis de familiares, depois amparados neles até à entrada do edifício…e do edifício para o automóvel após a “(primeira) picadela”.
Vi uma idosa, amparada por uma familiar ou amiga, que caminhava já frente aos Bombeiros, com dificuldade visível, ao ritmo de uns 35 segundos para cada 10 metros que eu dei-me ao trabalho de fazer essa avaliação, um pouco a “olhómetro” mas de perto e sem grande margem de erro também… Por acaso, nessa altura, a chuva não caía…
E como vi dois velhotes (de bengala) a saírem de lá de dentro, falei com eles. Lá me disseram que tinham vindo de táxi (no mesmo táxi) e que iriam para casa outra vez de táxi. Perguntei-lhes quanto pagam = 20 euros por viagem que residem em aldeia a Sul do Concelho. Ou seja, cada um deles paga 20 euros para se vir vacinar à cidade ! Por acaso não lhes perguntei de quanto é a reforma deles… E brevemente terão de repetir “a dose”…
E não me venham para cá dizer que têm ambulâncias dos Bombeiros para requerer…como se diz por aí, que a haver ambulância haverá apenas para uma minoria dos bem informados ou mais apoiados por terceiros que estamos a lidar com os mais idosos.
Ou seja ainda, é óbvio, e seria mais do que justo, descentralizar a vacinação dos idosos até ao nível de cada aldeia, sobretudo das mais distantes, por todo o País. E que ninguém me venha para cá dizer que isso é “tecnicamente difícil” e etc que temos visto (televisão) no Brasil equipas específicas a irem vacinar em aldeamentos tribais dentro da selva amazónica…
Aliás, ouvi ontem o “vice Almirante” do tal “destacamento especial” (task force) para a Vacinação, a teorizar acerca da hipótese do aumento (criterioso) dos “postos de vacinação”.
Então, e os “4 Pontos de Vacinação” no nosso Município ?
E então Sr. Presidente da Câmara ? Lá por ter perdido “a amarela” quanto ao início da Vacinação, não desista da “corrida”, no caso, pela justa reivindicação dos “4 pontos de vacinação” no nosso Concelho ! Senão, simplesmente, não vale a pena (ainda) acreditar em si…e nem sequer falo de mim !
E não me venha para cá dizer – propagandear -. “que ninguém ficará para trás” neste processo… Muitos idosos estão já a correr o risco de virem a ficar para trás !
Já dissemos e repetimos:- e que ninguém nos venha para cá dizer também, perante números insatisfatórios de vacinados, que as Pessoas é que não se quiseram vacinar… Se assim vierem dizer, os principais responsáveis – e esperamos que isso não aconteça – poderemos vir a ser obrigados a chamar-lhes de aldrabões e de incompetentes, aliás mesmo de tendencialmente criminosos!
Atenção – e hoje são 13 de Fevereiro – reclamo que, em primeiro lugar, o Ministério da Saúde da nossa região divulgue como está a evoluir a Vacinação em cada “posto” criado (ou a criar) – com os números de idosos e outros mais vulneráveis, os convocados e os vacinados – pelo menos a cada semana.
Isso dar-nos-á a noção mais exacta da situação e das perspectivas imediatas também.
Pela transparência democrática ! Para corrigir o que for necessário corrigir! Para salvar vidas!
Autor: João Dinis, Jano
