Movimento “Unidos Por Alvoco” diz querer inverter a perda de população e combater o “desgaste do modelo político local”.
Pela primeira vez, Alvoco das Várzeas terá uma candidatura independente às eleições autárquicas. A lista “Unidos Por Alvoco”, ao que o CBS conseguiu apurar, deverá ser liderada pelo membro do Partido Popular e do actual executivo da Junta eleita pela coligação PSD/CDS-PP, João Miguel Pais.
A candidatura surge, segundo os seus responsáveis, como resposta ao desgaste do modelo político local e à preocupante perda populacional na freguesia, que pode descer para menos de 250 habitantes nos próximos anos. O objectivo, referem, é claro: “unir a comunidade, recuperar o espírito de pertença e construir um plano de futuro para Alvoco das Várzeas”. Prometem ainda apresentar um projecto mobilizador, pensado para servir a freguesia com verdade, estratégia e proximidade.
Segundo o director de campanha, Emanuel Bento, “esta é uma candidatura livre, feita por quem serve sem pedir nada em troca. Militantes ou não, da esquerda à direita, cabem aqui todos os que querem contribuir com ideias, trabalho e dedicação. Unidos Por Alvoco é mais do que um movimento — é uma geração que se recusa a deixar a sua terra morrer.”
O programa da candidatura está a ser construído com contributos da população, instituições locais e jovens da terra. A apresentação oficial do cabeça-de-lista será feita nas próximas semanas, a par das primeiras propostas estratégicas para o desenvolvimento da freguesia.
O movimento está já presente no Facebook e Instagram com o nome Unidos Por Alvoco, onde convida todos os alvocenses e simpatizantes a acompanhar e participar neste novo ciclo.
