“Bilhete Postal” desde a freguesia de Meruge.
A Junta de Freguesia de Meruge tem uma iniciativa há já vários anos com que envolve a População no dealbar da Primavera e que também por isso designa por “Feira da Primavera”.
O tema mais central é a flor – as flores concretas. O objectivo é promover a comercialização e a produção de flores para enfeitar moradias e ruas desde logo em Meruge e Nogueirinha, para assim estimular a proliferação de côr e de colorido, de beleza e também de alegria.
Este ano de 2023, na retoma desta meritória iniciativa, a Junta de Freguesia de Meruge alargou o “Programa” a um conjunto adequado de iniciativas a completarem-se durante todo o dia 26 de Março. Houve música e cantares tradicionais, houve muito Convívio inclusive à mesa do Almoço, houve o “Forno Comunitário”, houve actividades em torno das flores, houve uma acção de reflorestação designada por “Crescer com as Árvores”, houve a sugestiva “Adopção de Árvores” pelos aderentes à ideia. Ao fim e ao cabo, pensamos, a iniciativa floresce em autêntica e multifacetada “Sagração da Primavera” !
Em síntese, é uma homenagem à vida e às coisas simples, boas e bonitas – cheias de encanto tranquilo – que a vida nos pode proporcionar. E sim, vale a pena promover estes acontecimentos que contribuem para aportar momentos de maior felicidade às Pessoas que a vivem nos planos individual e colectivo. É ainda uma forma de exercitar a nossa sensibilidade mais ou menos tradicional.
Quem pretenda ser um bom Autarca ou um bom Dirigente Associativo
deve ir fazer um estágio a Meruge e a Nogueirinha!
Sempre disse, mesmo quando fui presidente da Junta de Freguesia (12 anos) de Vila Franca da Beira, que quem genuinamente pretendesse ser um bom e polivalente autarca de Freguesia, quiçá também de nível municipal, deveria ir fazer um estágio na Freguesia de Meruge. Para constatar a capacidade de trabalho junta com a seriedade, o conhecimento, a iniciativa e a imaginação. Sempre disse também que o trabalho autárquico de Junta e Assembleia de Freguesia em Meruge, e também o trabalho das Associações Populares em Meruge e Nogueirinha, pedem meças a outras Autarquias e a outras Povoações no nosso Concelho e fora dele. Neste contexto, é aliás necessário dizer-se que, normalmente, a freguesia de Meruge, desde o início deste século pelo menos, tem apresentado mais candidaturas autónomas a projectos para obter recursos financeiros provenientes de Entidades exteriores ao Município do que as outras Freguesias todas juntas! É um grande mérito que a População tem reconhecido.
E, nesse contexto, durante este dia da “Feira da Primavera” em Meruge, lá revisitámos o aconchegado Museu Etnográfico “Casa do Ti Anibal” e o “Forno Comunitário”, sendo que estes resultaram de parcerias entre a Junta de Freguesia e a “Associação de Jovens” local. E a, até agora, última obra de fôlego para a qual a Junta de Freguesia deu um grande contributo foi a construção (ainda recente) do Polidesportivo em Nogueirinha.
De momento, até nós próprios estamos na expectativa de novos projectos por exemplo para recuperar o Lagar e o Moinho – hidráulicos – tradicionais. Estamos convictos que da parte da Freguesia de Meruge tudo será feito para concretizar esses e outros projectos e assim não lhe sejam recusados, ilegitimamente, por terceiros os apoios necessários.
Ao trabalho pois Autarcas, Dirigentes Associativos e seus Colaboradores ! Com persistência e imaginação que a Freguesia de Meruge e sua População bem merecem! Viva!
Autor: João Dinis, Jano
