A Água Serra da Estrela lançou o programa “Para Que Nunca Acabe”, uma iniciativa que visa proteger a água da Serra da Estrela e regenerar o ecossistema da região. O projecto pretende mobilizar comunidades, parceiros e consumidores para valorizar e cuidar da origem da água, numa altura em que os efeitos das alterações climáticas, os incêndios recorrentes e a pressão humana representam riscos acrescidos para a serra.
A empresa prevê reduzir a pegada hídrica e de carbono, diminuir a utilização de matéria-prima virgem e recuperar a floresta, revitalizando práticas tradicionais de protecção do território. Além disso, o programa inclui acções para sensibilizar e envolver as comunidades locais na adopção de comportamentos mais sustentáveis.
O projecto dá continuidade a iniciativas ambientais já implementadas, como o programa de reflorestação iniciado em 2002, através do qual foram plantadas mais de 1,7 milhões de árvores em parceria com várias organizações. Entre estas, destaca-se a Associação CUIDAR, que tem como missão recuperar a floresta destruída pelos incêndios e mitigar os riscos de novos fogos. Hoje de tarde, por exemplo, decorreu uma acção de reflorestação que contou com a participação activa de um grupo de 80 crianças da ABPG – Associação de Beneficência Popular de Gouveia e de 15 alunos do Instituto Politécnico da Guarda.
A marca foi pioneira na redução do uso de plástico virgem e prevê, até 2025, utilizar 100 por cento de plástico reciclado (rPET) em todas as embalagens, antecipando-se às metas definidas pela Directiva dos Plásticos de Uso Único da União Europeia, que estipula a incorporação de 30% de material reciclado a partir de 2030.
“A Água Serra da Estrela nasce num lugar extraordinário, que todos temos o dever de proteger. Com o programa ‘Para Que Nunca Acabe’, queremos não só agir de forma responsável, mas envolver nessa acção todos os que estão determinados a que este património natural seja preservado para as gerações futuras”, afirmou Ana Rita Martins, Marketing Manager da Água Serra da Estrela.
