Seixo da Beira e União das freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira são as freguesias elegíveis para candidatura no concelho de Oliveira do Hospital
Os apicultores, e quem exerce actividade florestal já se podem candidatar, no âmbito das medidas excepcionais de apoio e mitigação do impacto dos incêndios rurais de Setembro de 2024, às ajudas para: alimentação das abelhas e apoio extraordinário à reposição substituição ou reparação de máquinas e equipamentos florestais, armazéns e outras construções de apoio à actividade florestal. No concelho de Oliveira do Hospital são elegíveis a freguesia de Seixo da Beira e a União das freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira e, de acordo com o despacho normativo, o montante do apoio a que o apicultor tem direito corresponde a 6,80 euros por colmeia, de cada apiário elegível.
A plataforma para se realizarem as candidaturas encontra-se disponível no sítio da internet da CCDR Centro (https://pdp.ccdrc.pt/). O processo de candidatura é simples e muito similar ao das candidaturas simplificadas para apoios à agricultura até seis mil euros e que se encontra a decorrer até 31 de Dezembro de 2024.
O referido apoio é atribuído aos apicultores com registo de actividade apícola actualizado, pela última declaração anual de existências apresentada na Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), referente a Setembro de 2023, ou a última declaração de alterações, desde que esta tenha sido submetida em data anterior a 1 de Agosto de 2024, cujos apiários se situam até 1,5 km de distância da mancha ardida nas freguesias mencionadas.
De acordo com o despacho normativo, o montante do apoio a que o apicultor tem direito corresponde a 6,80 euros por colmeia, de cada apiário elegível.
