… sobre “A Alimentação do Celíaco”, com o apoio do município oliveirense e da Associação Portuguesa de Celíacos.
Hoje a sessão informativa, que teve início às 15h30 é dirigida aos restaurantes do concelho de Oliveira do Hospital que foram convidados a participar com o intuito de conhecerem de perto esta doença e se poderem capacitar para servir refeições seguras a clientes celíacos.
Amanhã, dia 7, pelas 21h00, o workshop é aberto ao público em geral, de entrada livre, no auditório da Biblioteca Municipal, onde os participantes poderão conhecer a doença celíaca, os cuidados a ter, e esclarecer todas as dúvidas sobre a alimentação sem glúten.
A organização pretende com esta iniciativa, que se realiza no Mês do Celíaco, dar a conhecer a doença celíaca e sensibilizar os restaurantes locais e a população em geral para a única terapêutica existente, que passa por uma alimentação isenta de glúten. O que está em discussão é uma doença onde o único e exclusivo tratamento passa pela alimentação.
A doença celíaca é uma doença auto imune, que ocorre em indivíduos com predisposição genética, causada pela permanente sensibilidade ao glúten, proteína presente em cereais como o trigo, centeio, cevada e aveia. A ingestão de glúten, mesmo que em pequenas quantidades, leva o organismo a desenvolver uma reação imunológica contra o próprio intestino delgado, provocando lesões na sua mucosa. O celíaco tem como único tratamento o seguimento vitalício de uma dieta alimentar rigorosa, sem glúten.
