Os Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, concelho de Oliveira do Hospital, lamentam o falecimento do empresário Amadeu Gonçalves Cura, associado honorário e benemérito daquela instituição. O antigo presidente da Junta de Freguesia de Lagares da Beira faleceu esta manhã, aos 87 anos, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde se encontrava internado devido a problemas cardíacos. O funeral realiza-se amanhã, pelas 11h00, no cemitério de Lagares da Beira.
.
“É com pesar e dor profunda que damos conhecimento do falecimento do nosso Associado Honorário e Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, o Sr. Amadeu Gonçalves Cura”, referem na nota, a qual conclui frisando que Amadeu Gonçalves Cura foi um grande defensor, amigo e benemérito daquela associação, sendo um dos maiores responsáveis, entre outros, pelo erguer das actuais instalações sede.
.
O candidato da coligação Construir o Futuro (PSD/CDS-PP) à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital também reagiu e considerou que “hoje é um dia triste”. Um dia, explica Francisco Rodrigues, daqueles que nos deixam divididos entre dois estados e sentimentos contraditórios.
“Um, o de profunda tristeza por termos perdido o Sr. Amadeu Gonçalves Cura, um grande pai de família, um dedicado lagarense, um excelente autarca, um muito bem sucedido empresário, um exemplo para toda a sociedade. Dói muito quando vemos partir um Homem assim, que nos tocou tanto, com a sua simplicidade, mas com uma enorme superioridade cívica. O outro, o de satisfação e orgulho, por termos tido o privilégio de termos sido seus amigos, de termos desfrutado da sua enorme sabedoria e experiência e de o termos ouvido, embevecidos, tantas vezes, a dar os seus bons conselhos, sempre a pensar em tornar esta sociedade melhor”, lamentou.
