Mais de 30 concelhos em perigo máximo de incêndio devido ao calor extremo registado esta segunda-feira. IPMA prevê chuva, trovoada e descida de 10 graus nas temperaturas já a partir de amanhã.
O calor intenso que colocou esta segunda-feira mais de três dezenas de concelhos sob perigo máximo de incêndio deverá dissipar-se já na terça-feira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) antecipa uma queda abrupta das temperaturas máximas – na ordem dos dez graus – e a ocorrência de aguaceiros em praticamente todo o território continental, com possibilidade de trovoada.
De acordo com as previsões, apenas três distritos deverão escapar à chuva: Évora e Beja, onde os termómetros continuarão a ultrapassar os 30 graus, e Faro, com uma previsão de 28 graus de temperatura máxima. Em todo o restante território, o cenário é de precipitação.
Oito distritos do Norte vão mesmo estar sob aviso amarelo esta terça e quarta-feira, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e granizo. O alerta do IPMA inclui ainda possibilidade de rajadas de vento forte. Os distritos abrangidos são Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, e o aviso estará em vigor entre as 18h00 de terça-feira e as 03h00 de quarta-feira.
Em Lisboa, as temperaturas máximas deverão descer para os 26 graus. No Porto, apesar do aviso, o calor será ligeiramente mais intenso, com a previsão a apontar para 29 graus.
Para o restante da semana, o IPMA não antecipa mais precipitação, embora o céu deva manter-se “parcialmente nublado” na maioria das regiões e as temperaturas não ultrapassem os 30 graus.
