O Camião da Esperança, um centro móvel de exames à COVID-19, vai estar amanhã e sexta-feira em Gouveia onde prevê realizar cerca de 300 testes ao novo coronavírus. A equipa, que tem estado a percorrer Portugal, segue depois para a cidade da Guarda, antes de rumar ao Sabugal.
Esta é uma unidade móvel de informação e rastreio – com médicos, enfermeiros e administrativos em permanência – que está trabalhar sobretudo fora dos grandes centros urbanos, realizando dezenas de testes diários em comunidades com problemas de mobilidade e também àqueles que se encontram na linha da frente no combate à pandemia.
“O propósito do Camião da Esperança é aumentar o número de testes em comunidades com problemas de mobilidade e, desta forma, contribuir para minimizar o impacto da pandemia em Portugal. O projecto tem a coordenação da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, sendo articulado em sintonia com as Autoridades de Saúde de Norte, Centro e Sul e os vários Municípios envolvidos”, referem os responsáveis.
A viatura está totalmente equipada e resulta de uma aliança entre a KPMG, GALP, TVI, Rádio Comercial, Unilabs, Mundipharma, Planetiers World Gathering e GlobalSport. São estas as entidades que suportam os custos, a logística e a divulgação da operação, que terá a certificação da KPMG. Os testes a realizar são ainda comparticipados pelos Municípios, que definem com a Autoridade de Saúde respectiva os casos prioritários para testagem.
