O Camião da Esperança realizou hoje um total de 193 testes da COVID-19 e amanhã irá permanecer na cidade para efectuar um número idêntico de despistagens do novo coronavírus, isto numa altura em que se prepara a reabertura das escolas e visitas aos lares, e antes de seguir para a cidade da Guarda e Sabugal. O resultado dos testes será enviado dentro de 48 a 72 horas para a delegada de saúde e para o próprio.
“Conseguimos realizar 193 testes, metade daquilo que temos previsto ser feito aqui em Gouveia. Os restantes vão ser realizados amanhã”, explicou no final o responsável médico da iniciativa, lembrando que os eleitos para realizar os testes foram escolhidos pelo município de Gouveia em colaboração com a equipa médica do Camião da Esperança. “Até hoje este projecto já realizou 2126 testes, com 45 casos positivos, o que representa uma média muito baixa, mas ainda bem, porque andamos a testar gente da primeira linha e seria muito mau se os valores fossem elevados”, concluiu.
Esta é uma ação com o apoio do Ministério da Saúde, que é liderada no terreno pela Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, que garante a articulação de todos os procedimentos com as ARS de cada região, para identificar os focos prioritários, os procedimentos oficiais de rastreamento e posteriores procedimentos. As Câmaras Municipais estão naturalmente também envolvidas.
