Correio da Beira Serra

Casa da Cultura de Santa Comba Dão anuncia primeiros quatro projectos apoiados pelo programa “Comunidade +”

Iniciativa com financiamento de quatro mil euros vai promover propostas nas áreas da música, teatro, vídeo e performance, com estreia de três projectos ainda em 2025.

A curta documental A Sombra da Casa, um concerto com a Banda de Pinheiro de Ázere e Sérgio Carolino, um projecto performativo com base na obra Os Três Vinténs, e um espectáculo com workshop comunitário são os quatro vencedores da primeira edição do programa “Comunidade +”, uma iniciativa da Casa da Cultura de Santa Comba Dão que visa reforçar a criação artística no concelho e estimular a participação cultural da população.

O programa foi lançado em formato de convite aberto (“Open Call”) dirigido a jovens criadores, estudantes, artistas, associações e entidades culturais com ligação a Santa Comba Dão. Segundo fonte da Casa da Cultura, foram valorizadas propostas com enfoque na cultura local, envolvimento da comunidade e potencial de diversificação da oferta artística. A dotação financeira total foi de quatro mil euros.

O júri, constituído por Pedro Silva, gestor cultural externo, Cristina Dias, da equipa da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), e Sérgio Neves, da Casa da Cultura, seleccionou quatro projectos:

– A Sombra da Casa, de Telmo Batista Oliveira, é uma curta-metragem documental que pretende explorar histórias e identidades locais;
– Banda Musical de Pinheiro de Ázere ao sopro de Sérgio Carolino resulta da colaboração entre a Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense e um dos mais reconhecidos tubistas portugueses;
– Os Três Vinténs: Ecos Visuais e Sonoros, de Beatriz Margarida Brás Macieira, é uma proposta de cruzamento artístico com leitura crítica da actualidade social e política;
– Raízes Sonoras – Espetáculo e workshop, de João Pedro Ferraz Sequeira, alia performance musical à partilha de saberes com a comunidade.

De acordo com a Casa da Cultura de Santa Comba Dão, três dos projectos serão apresentados ao público entre Setembro e Dezembro de 2025. O quarto será concretizado em 2026.

O “Comunidade +” insere-se na estratégia de programação 2024-2027 da Casa da Cultura no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Exit mobile version