Correio da Beira Serra

Castilla y León e Centro de Portugal lançam seis vídeos sobre a “passagem da fronteira”

Autor: Pablo González Velasco. Site: El Trapezio

Os vídeos estão no canal do YouTube do “Espacio Fronteira”

“Paso de Frontera” é uma série de reportagens ágeis e divertidas sobre a vida na fronteira entre Castilla y León e Portugal, conduzidas em seu estilo peculiar por Sonsoles Salazar, historiadora e gestora cultural de Mirobrigens. Através de curtas peças audiovisuais, “Paso de Frontera” apresenta-nos a arte, o património, a cultura, a história e as curiosidades da nossa fronteira, com o testemunho vivo das gentes que a povoam.

“Border Crossing” conta com o apoio da Junta de Castilla y León e do programa Interreg, através do projeto CENCYL FRONTEIRA, que apoia o funcionamento da  Comunidade de Trabalho Castilla y León-Centro de Portugal .

Seis reportagens compõem a primeira temporada de “Paso de Frontera”, disponível no  canal Espacio Fronteira no YouTube .

O FUTURO DA MÚSICA SEM FRONTEIRAS  visita a  exposição “Instrumentos da Raia”  do  projeto TERMUS (Territórios Musicais) . Uma iniciativa de recuperação transfronteiriça para a conservação e valorização do património imaterial ligado à música em Zamora e Miranda do Douro, divulgando as iniciativas que são geradas em torno da música tradicional e as suas relações com a hibridização e experimentação cultural.

reprodutor de vídeo do youtube

O TRATADO DE ALCAÑICES  deu origem à fronteira mais antiga da Europa. Foi assinado em 1297 na localidade de Zamora que lhe dá o nome (Alcañices), entre os titulares da Coroa de Castela e o Reino de Portugal, ou seja, pelo Rei Fernando IV de Castela, em nome de quem, por ser menos de idade, actuado pela Rainha Maria de Molina, e pelo Rei Dionísio I de Portugal.

AS GRUTAS DE FOZ CÔA E SIEGA VERDE  constituem dois dos maiores sítios de arte paleolítica a céu aberto do mundo. O  projeto PALEOARTE (Cross-Border Paleolithic Art)  promove o conhecimento das  representações paleolíticas ao ar livre do vale do rio Côa em Portugal e Siega Verde (Ciudad Rodrigo, Salamanca) em Espanha , considerado um dos melhores santuários de arte rupestre do mundo , incluído pela UNESCO na lista do Património Mundial.

CONTRABARDE NA RAIA . Partindo de antigos caminhos que serviam para a prática clandestina do contrabando, hoje sinalizados para caminhadas, são entrevistados antigos contrabandistas e recupera-se a memória de modos de vida que, para além do tráfico de bens de primeira necessidade, permitiram uma aproximação muito próxima entre as cidades de Espanha e Portugal.

AS MÁSCARAS DE INVERNO . Do Museo del Zangarrón, na cidade de Sanzoles, Zamora, as Máscaras de Inverno são desvendadas. São as celebrações festivas que decorrem nos “Doze Dias Mágicos” que vão do Natal à Epifania em Trás-os-Montes portugueses e no oeste de Zamora, para medir o tempo e as mudanças derivadas da passagem das estações.

FORTIFICAÇÕES FRONTEIRAS: ALMEIDA E CIUDAD RODRIGO . As fortificações, outrora essenciais para a sobrevivência das cidades fronteiriças, são hoje motivo de orgulho pela sua beleza e história. A reportagem visita as cidades vizinhas de Almeida (Portugal) e Ciudad Rodrigo (Salamanca, Espanha), para descobrir os segredos da arquitetura militar e sua evolução ao longo do tempo, desde os tempos pré-romanos até a Idade Moderna.

 

CENCYL Fronteira, um projeto Interreg

O  projeto CENCYL FRONTEIRA , que apoia o funcionamento da  Comunidade de Trabalho Castilla y León-Centro de Portugal , foi aprovado na segunda convocatória  do Programa Operacional INTERREG VA Espanha-Portugal (2014-2020) , através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). ). O principal beneficiário do projeto é a Junta de Castilla y León, através do Ministério da Transparência, Ordenamento do Território e Ação Exterior. O CENCYL FRONTEIRA tem ainda, como sócia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) de Portugal.

Exit mobile version