A publicação em Diário da República de 5 de Maio deu conta da criação oficial de mais duas Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), cuja gestão será assegurada pela CAULE – Associação Florestal da Beira Serra.
Com uma área de 4288 hectares, a ZIF Serra da Estrela envolve vários prédios rústicos das freguesias de Vide, Piódão e São Gião, respectivamente dos concelhos de Seia, Arganil e Oliveira do Hospital, a que aderiram 340 proprietários florestais.
Com incidência nos concelhos de Arganil e Oliveira do Hospital, nas freguesias de Anceriz, Benfeita, Cerdeira, Moura da Serra, Pomares, Vila Cova do Alva, Avô e Aldeia das Dez, a ZIF Moura Alva é composta por 4380 hectares e conta com a participação de 412 proprietários florestais aderentes.
A CAULE totaliza 10 ZIF constituídas, num total de 57873 hectares nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, Seia e Penacova às quais aderiram 5232 proprietários e produtores florestais.
A associação aproveita ainda para lembrar que aos aderentes das ZIF é facultado o acesso primordial e mais vantajoso aos apoios financeiros existentes no âmbito dos vários programas de incentivos à produção e gestão florestal, podendo estes ser comunitários e nacionais.
