Correio da Beira Serra

CCDR Centro disponibiliza plataformas para pedidos de apoio aos prejuízos dos incêndios

Autarquias estão no terreno a inventariar os danos; apoios abrangem habitação, agricultura, actividades económicas e equipamentos

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro informou, em nota publicada nas redes sociais, que já estão disponíveis as plataformas de submissão dos pedidos de apoio às habitações e à agricultura, no âmbito dos prejuízos provocados pelos incêndios que atingiram a região em Agosto.

Na mesma nota, a CCDR Centro manifesta solidariedade para com todos os lesados e sublinha que está a acompanhar as autarquias no terreno no processo de levantamento dos danos, conforme previsto na legislação de enquadramento para este tipo de apoios. Após a fase de inventariação, cada lesado deve identificar e carregar os prejuízos nas plataformas específicas, de acordo com a tipologia de apoio.

De acordo com a entidade, os cidadãos devem dirigir-se às autarquias para recolher informações e submeter os formulários. Os apoios abrangem várias áreas consideradas fundamentais para a recuperação dos territórios afetados: pessoas, habitação, atividades económicas, agricultura, ambiente, conservação da natureza, florestas e infraestruturas e equipamentos.

A CCDR Centro recorda ainda que, enquanto entidade competente para a atribuição dos apoios previstos no Decreto-Lei n.º 98-A/2025, já colocou em funcionamento as duas primeiras plataformas de submissão de pedidos, destinadas à agricultura e às habitações. Estas podem ser consultadas no portal da CCDR Centro, em www.ccdrc.pt.

Exit mobile version