Correio da Beira Serra

CDU acusa Emílio Torrão de transformar cerimónia do Dia do Município em acto de campanha eleitoral

Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é acusado pela CDU de usar sessão solene em Oliveira do Hospital para elogiar o presidente e recandidato socialista à câmara.

A CDU acusou o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Emílio Torrão, também presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, eleito pelo PS, de ter transformado a sessão solene do Dia do Município de Oliveira do Hospital, realizada na terça-feira, 7 de Outubro de 2025, num momento de propaganda eleitoral em favor do PS.

Em comunicado, o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, João Dinis, afirmou que a cerimónia, que deveria ter sido “um momento de celebração, consensos e reconhecimento do mérito entre os oliveirenses”, acabou dominada por uma intervenção “claramente partidária e elogiosa” para com o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital e recandidato socialista às eleições autárquicas de 12 de Outubro.

Segundo a CDU, Emílio Torrão, que participou na sessão em representação da CIM, “assumiu um papel de autêntico comissário político do PS em Oliveira do Hospital”, desrespeitando o compromisso previamente assumido de não usar a cerimónia para fins eleitorais.

Na mesma nota, a CDU lembra ainda que os dois principais autarcas socialistas do município “já haviam desrespeitado uma proposta apresentada por um autarca da CDU” para distinguir, no âmbito das comemorações, uma empresa de Vila Franca da Beira, “a mais antiga do concelho, com alvará régio de 1906”.

O comunicado termina com um apelo “a mais respeito pela Democracia” por parte do PS em Oliveira do Hospital.

Exit mobile version