Depressões mais distantes do território continental prolongam instabilidade até 11 de Maio, com aguaceiros persistentes e temperaturas abaixo do normal para a época.
O fim-de-semana será marcado por aguaceiros generalizados e, ao contrário do que se poderia esperar, o tempo instável manter-se-á durante a próxima semana em todo o território de Portugal continental, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a previsão semanal divulgada pelo IPMA esta sexta-feira, “após um fim-de-semana caracterizado pela previsão de aguaceiros moderados a fortes e generalizados a todo o território continental, durante a semana de 5 a 11 de Maio teremos novamente tempo instável”.
Segundo o Instituto, as condições atmosféricas continuarão a ser influenciadas por depressões situadas a alguma distância de Portugal continental. “As depressões que darão origem a este estado do tempo estarão centradas mais distantes, pelo que o tempo significativo associado será menos gravoso”, refere o IPMA, acrescentando que se prevê a “ocorrência de aguaceiros fracos a moderados em todo o continente, com o vento a soprar fraco a moderado ao longo da semana”.
No que diz respeito às temperaturas, os valores máximos esperados deverão manter-se abaixo da média para esta altura do ano, em especial no interior do país. No interior Norte e Centro, as máximas oscilarão entre os 15°C e os 22°C, enquanto na região Sul variam entre os 18°C e os 24°C. Nas zonas litorais, as temperaturas máximas deverão situar-se entre os 18°C e os 23°C.
As mínimas também serão mais baixas do que o habitual. No interior Norte e Centro, os termómetros poderão descer até aos 3°C, com máximas de 10°C. No Sul, as mínimas variarão entre os 7°C e os 12°C, e nas zonas litorais entre os 9°C e os 14°C.
