A 84ª Volta a Portugal em bicicleta inicia-se amanhã, em Viseu, com um contra-relógio de 3,6 quilómetros. Com início um pouco mais tarde face à realização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, a prova chega à Torre no dia 14 e, no dia seguinte a chegada está prevista para a Guarda.
Na quinta etapa, os ciclistas fazem a viagem entre Mação e a Torre, na Serra da Estrela, num total de 184,3 quilómetros, que fará uma primeira selecção entre os candidatos à vitória final. Após a subida à Torre, na terça-feira, 15, a sexta etapa marca a despedida da caravana da região, com a ligação entre Penamacor e Guarda, cidade onde os ciclistas desfrutarão, no dia seguinte, de um dia de descanso.
A segunda metade da Volta a Portugal conta com quatro etapas, disputadas a Norte, que inclui duas chegadas em altitude. A primeira na Serra do Larouco, em Montalegre, na etapa 7, no dia 17, com saída desde Moncorvo. A segunda na Senhora da Graça, em Mondim de Basto, na etapa 9, disputada dia 19. Pelo meio, a oitava tirada entre Boticas e Fafe, com passagem por um troço de terra batida. A Volta a Portugal termina no dia 20, com um contra-relógio em Viana do Castelo, integrado nas Festas a Senhora da Agonia.
Este ano, estreiam-se na prova a cidade de Ourém e a vila de Mação, do distrito de Santarém. Sines regressa, após a última participação em 1981, tal como Estremoz (1987), Abrantes (1997) e Penamacor, que recebeu a Volta, pela última vez, em 2005.
São 18 as equipas em prova. Além das nove equipas Continentais portuguesas, estão presentes as espanholas Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA, Euskaltel-Euskadi e Kern Pharma, os angolanos da Bai-Sicasal-Petro de Luanda, as alemãs Bike Aid e Team Voralberg, a neozelandesa Global 6 Ciclyng e a holandesa Universe Ciclyng Team.
Entre os favoritos à vitória final, o principal é o uruguaio Maurício Moreira, vencedor do ano passado, pela Glassdrive/Q8/Anicolor. Mas nomes como Frederico Figueiredo, da mesma equipa, António Carvalho (Feirense), Jesus del Pino (Louletano) ou César Fonte (Boavista) não são de descartar, além de alguma eventual surpresa que venha de equipas estrangeiras.
As 10 etapas da volta
