A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM Região de Coimbra), em colaboração com os municípios da região, a Mare-UE, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a GNR e a comunidade de pescadores locais, realizou, no dia 4 de Abril, a primeira acção de translocação de lampreias-marinhas, no âmbito do projecto Life4Lamprey, inserido no projecto DALIA. A iniciativa visa a recuperação da população de lampreia-marinha no Rio Mondego.
A acção consistiu na libertação de 32 lampreias-marinhas a montante do Açude de Louredo, após a captura nas zonas de pesca profissional da jurisdição Marítima e do Baixo Mondego, com o apoio de pescadores profissionais. Embora um primeiro passo importante, este número ainda está distante do objectivo de translocação de 400 lampreias adultas, sublinhando o estado crítico da população desta espécie no rio.
O projecto, financiado por fundos europeus no valor de 100 mil euros, será executado ao longo de dois anos, de Março de 2025 a Março de 2027. O principal objectivo é reverter a perda de população de lampreia-marinha no Mondego, que em 2024 registou o menor efectivo da espécie na história recente do rio.
Além da translocação, o projecto prevê a criação de “santuários” destinados à protecção de habitats larvares e a elaboração de orientações para a gestão sustentável, com políticas e legislação que poderão ser adaptadas a outras bacias hidrográficas, tanto a nível nacional quanto internacional.
A CIM Região de Coimbra já tinha deliberado, na reunião de Março do Conselho Intermunicipal, a antecipação do fecho da pesca à lampreia, tendo sido solicitadas autorizações às entidades competentes, como a APA, o ICNF e a GNR, bem como aos municípios.
A captura de lampreias-marinhas continuará durante o mês de Abril, com previsão de nova acção de translocação até ao final do mês. Paralelamente, serão realizadas acções de sensibilização para envolver a população no projecto e aumentar a consciencialização sobre a importância da preservação da espécie.
