A CM de Gouveia inaugurou a Reconversão do Espaço da Antiga Fábrica Têxtil Bellino&Bellino numa Incubadora de Negócios, na qual se instala o “The Rock”, um projecto que irá requalificar pessoas na área da cibersegurança. “Qualquer um que aqui entre sente-se vergado pelo peso da história, neste local tão significativo para toda a vivência destes populações”, disse o presidente da Assembleia Municipal, Gil Barreiros, admitindo que, apesar do saudosismo inerente ao antigo espaço industrial, as tecnologias são o “novo futuro para o concelho”.
Francisco Rente, por seu lado, apresentou o projecto “The Rock”, entendendo que, num mundo digitalizado, “a cibersegurança é a cola que une todas as actividades económicas”. Enquadrando um “conjunto de tendências pós-pandemia, como o trabalho remoto e os nómadas digitais, que cada vez mais procuram Portugal para adoptar esse estilo de vida”, o contacto com a natureza que se tem em Gouveia é uma mais valia.
Associando-se o digital à natureza, o The Rock criará “um ambiente laboral mais propício ao bem-estar”, afirma. O objectivo do projecto, face ao crescimento do mercado da cibersegurança e da associada falta de recursos, “é dar a estas comunidades um conjunto de capacidades para gerarem valor em Gouveia, mas para o mundo”.
“Um povo sem memória, um povo sem história”, assim abriu a sua intervenção o arqueólogo municipal, Joel Correia. Enquadrando a história centenária do espaço da antiga fábrica Bellino&Bellino, aquele técnico fez votos que o epicentro de Gouveia “volte a ser um polo dinamizador da economia local”.
O Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu, por seu lado, classificou a obra como “uma homenagem a todos os que cá trabalharam”, admitindo ainda que, “aquilo que os Bellino foram noutro tempo, é o que o The Rock será”. O autarca admite que, de modo a criar condições de vivência e trabalho, “o objectivo passará por, no futuro, continuar a reabilitar”.
Parabenizando os técnicos associados à obra, o Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, entende que “instalar uma Incubadora de Empresas é determinante para o território de Gouveia, pois novas empresas trazem a novo emprego: que trará nova riqueza, novas oportunidades, construindo um território mais atractivo”.
As inaugurações contaram com a celebração do protocolo entre o Município de Gouveia e os empresários responsáveis pela empresa que apoia o The Rock, a Mentes Fulgurantes Lda. Foi ainda inaugurado o Projecto “WIFI4EU Gouveia”, um serviço que proporcionará acesso gratuito à internet em espaços públicos como os Jardins do Paço, a Praça de S. Pedro, o Posto de Turismo, o Museu da Miniatura Automóvel, entre outros pontos centrais do concelho.
