A Câmara Municipal de Nelas homenageou 19 empresas PME Líder, 15 personalidades e entidades do concelho no campo da Arte e Cultura, da Gastronomia e da Promoção Territorial e aposentados durante uma cerimónia pública no Dia do Município, 24 de Junho de 2024. A Cerimónia de Entrega de Prémios, no Auditório Multiusos de Nelas, reconheceu ainda quatro novos Embaixadores “Coração do Dão”, e homenageou oito aposentados da autarquia.
O Presidente da Assembleia Municipal, José Vaz, abriu a sessão de “uma cerimónia que engradece e reconhece os esforços de cada um dos agraciados que representam a excelência do nosso Concelho, seja em termos empresariais, empreendedorismo, culturais, desportivas, gastronómicos, vínica e de promoção territorial, dignificando o Coração do Dão no placo nacional e internacional”.
O primeiro momento da Cerimónia foi dedicado à atribuição dos Prémios de Reconhecimento de Excelência Empresarial do Coração do Dão às empresas que foram reconhecidas a nível nacional por distinções e que conquistaram o Estatuto PME Líder 2023. Este estatuto, atribuído às empresas, pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, no âmbito do Programa FINCRESCE, tem como base os seus níveis de solidez e desempenho económico-financeiro, permitindo-lhes relacionarem-se com a sua envolvente, fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais, numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios. Para empresas exportadoras e com ambição internacional, esta distinção é particularmente relevante, constituindo um factor de diferenciação e uma garantia da solidez e idoneidade das empresas.
Foram, assim, homenageadas as empresas Anjosenergy, Unipessoal, Lda., Coimbras & Companhia, Lda., Distrinelas – Supermercados, Lda., Enernel Sist Energ – Sistemas de Energia, Lda., Lusovini Vinhos de Portugal, S.A., M.C. Reimão Costa Cardoso Menezes, Lda. – Farmácia Faure, Mathias Sa, Movecho, S.A., Officelan, Lda., Olga Marília da Costa Azevedo Pereira, Lda., Pear Panel, Sociedade Unipessoal, Lda., Pirales, Lda., Planycorpo Lda, Fisioterapia, Lda., Plásticos Dão – Sacos Papel e de Plástico, Lda., Proteo- Soluções Sustentáveis, Lda, Lda., Qbeiras Energia, Lda., Sociedade Agrícola de Santar, S.A., Stafford Soima, S.A. e Transportes Garcia & Valentim, Lda.
“É uma valorização pública das Pequenas e Médias Empresas com perfis de desempenho superiores, pertencentes aos mais variados sectores de actividade, que, ao longo dos anos, têm contribuindo para o desenvolvimento da vitalidade e notoriedade do tecido empresarial concelhio” referiu o Presidente da Câmara Municipal. Joaquim Amaral felicitou todas as empresas e os seus colaboradores pelo seu “desempenho e prestígio alcançado, fruto do trabalho desenvolvido e da sua capacidade competitiva, que em muito tem dignificado Nelas, Coração do Dão, e tem permitido valorizar a economia local com a criação de postos de trabalho e captação de novos investimentos”.
Durante a cerimónia foram distinguidas também 15 personalidades e entidades do concelho que se distinguiram em diferentes áreas. Na cultura foram reconhecidas a Amarelo Silvestre, a Associação Cultural Juvenil Teatro Hábitos, o Clube de Teatro do Agrupamento de Escolas de Nelas, o Contracanto Associação Cultural, a Fundação Lapa Do Lobo, Joaquim Pais de Brito, Luís Branquinho [Distinção a Título Póstumo], Natália Miranda [Distinção a Título Póstumo], Nuno Cardoso e Grupo de Teatro Pais Miranda. Já no campo da Gastronomia e da Promoção Territorial foram distinguidos a Mathias S.A., empresa centenária do Concelho, e Henrique Sampaio Ferreira, Luís Almeida, Nuno Fonte e Paulo Gonçalves, quatro Chefs do Concelho que integram o Projecto “À Mesa no Coração do Dão” promovido pelo Município de Nelas que tem como objectivo a promoção de pratos tradicionais locais, preservar, valorizar e divulgar a oferta gastronómica do Coração do Dão, incentivando à utilização de produtos regionais em novos processos e produtos culinários, valorizando a sua harmonização com o Vinho do Dão, no sentido de dinamizara restauração local.
Seguiu-se a atribuição de Prémios homenagem aos embaixadores Coração do Dão, um evento que distingue personalidades e associações que se destacam pelo importante contributo no campo da promoção territorial, cultural, gastronómica, vínica, de notável importância e que reafirmam o prestígio do Concelho de Nelas, bem como da Protecção Civil, defesa e salvaguarda de pessoas e bens. Como Embaixadores Coração do Dão foram distinguidos a Associação Humanitária dos Bombeiros de Canas de Senhorim, Associação Humanitária dos Bombeiros de Nelas, Vanda Pedroso e Restaurante Zé Pataco.
Altruísmo e solidariedade são as palavras que melhor traduzem a grandiosidade das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Nelas e de Canas de Senhorim, e de todos os Bombeiros voluntários, que consagram parte significativa da sua vida às mesmas e à protecção e salvaguarda de pessoas e bens. Instituições respeitadas e admiradas por toda a comunidade. A sua dedicação, profissionalismo e espírito de altruísmo são exemplos a seguir por todos nós.
Vanda Pedroso, “fiel depositária” das castas antigas do Dão, é licenciada em Engenharia Agronómica e Técnica Superior do Centro de Estudos Vitivinícola do Dão desde 1982. Participou em inúmeros projectos de investigação em vitivinicultura e é autora e co-autora de várias comunicações técnicas e científicas em eventos e revistas da especialidade.
José Costa Santos, “Zé Pataco”, estreou-se no mundo da restauração com apenas 11 anos e, desde aí, o gosto adquirido pela cozinha, ditou o seu futuro. Depois de trabalhar como ajudante de cozinha de um hotel da região, assumiu outros cargos no mesmo local e aprendeu diversas técnicas de confecção e empratamento. Anos mais tarde decidiu abrir um espaço que depressa ficou conhecido pelos seus petiscos regionais. A casa era pequena e a grande afluência de clientes obrigou a uma mudança de instalações. “Zé Pataco” é detentor do afamado restaurante com o mesmo nome, assente em fortes pilares familiares e de excelência.
O município de Nelas homenageou ainda oito Colaboradores Aposentados da Autarquia com a atribuição de uma Medalha de Reconhecimento pela dedicação e bons serviços.
