Numa altura em que se fala em reduzir as medidas de confinamento, a CNN veio lembrar o que aconteceu 1918 em Denver que, em plena Gripe Espanhola, recuou nas medidas de isolamento social e as medidas foram catastróficas. Acidade passou a empilhar corpos e as mortes pela Gripe Espanhola foram maiores que baixas da Primeira Guerra.
As medidas de isolamento social não causam controvérsias só por aqui. Enquanto muitos permanecem em seus recintos a fim de colaborarem para o vírus do Covid-19 não se espalhar. Outros parecem ignorar o número cada vez maior de mortes pelo novo coronavírus no mundo, e até organizam prostestos a pedir o fim da quarentena. Um exemplo disso aconteceu no meio da semana passada nos Estados Unidos.
Mas, contrariando todos os céticos e negacionistas de plantão, a emissora americana CNN publicou um texto sobre como o número de mortes causadas pela gripe espanhola cresceu após a cidade de Denver adotar um relaxamento das medidas de distanciamento social na pandemia de 1918. Afinal, em meio a crise, veículos do mundo todo relembram situações parecidas do passado.
Na ocasião, o prefeito William Fitz Randolph Mills cedeu às pressões de grandes nomes do mercado e reduziu o isolamento entre as pessoas. Assim, o Dia do Armistício, que marcava o fim da Primeira Guerra, foi a ocasião especial para as pessoas voltarem às ruas. Desse modo, no dia 11 de novembro de 1918, após cinco semanas de confinamento, o secretário da Saúde de Denver, William H. Sharplay, acreditava que tudo já estava “sob controle”.
O seu entusiasmo era prematuro, mas compreensível: as autoridades de Denver poderiam apontar para o progresso na contenção da doença naquele momento, em comparação com outras cidades, como Chicago. Além do mais, as pessoas já estavam irritadas com as recomendações de ficarem em casa, e as empresas — principalmente os cinemas — estavam irritados por perderem tanto dinheiro pela pandemia que parecia ser, relativamente, isolada. Com isso, houve argumentação de que era melhor simplesmente colocar em quarentena aqueles que apresentavam sintomas e deixar que todos os outros realizassem seus negócios normalmente.
