Correio da Beira Serra

Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra da Estrela apresenta projecto para rede de transportes turísticos  

A Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) pretende criar um projecto que visa a criação de uma rede de transportes turísticos que abrangem os seus seis concelhos: Gouveia, Celorico da Beira, Guarda, Manteigas, Seia e Covilhã. Os valores para a concretização do plano, que inclui ainda outras propostas, como a criação de uma rede de percursos pedestres e de uma rede de festivais de montanha, rondam os 10,4 milhões de euros. O plano deverá ser executado até 2026.

“A proposta visa criar, desenvolver e consolidar um modelo de gestão participativo, colaborativo e articulado, valorizando esta área protegida e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das suas populações”, referem os responsáveis pela proposta. O objectivo é não só reduzir a necessidade que os turistas têm de se deslocar de carro até aos pontos mais altos da Serra (como é o caso da Torre) como também valorizar o território e garantir que a “a carga automóvel do Planalto Superior seja respeitada e, por conseguinte, se contribua para a protecção dos habitats únicos de montanha”.

O projecto foi apresentado a 11 de Março e encontra-se disponível para consulta pública desde o dia 2 de Abril, até ao dia 30 de Abril, nos sites dos municípios abrangidos pelo Parque Natural da Serra da Estrela.

Exit mobile version