Cinco comunidades intermunicipais do Centro vão criar um grupo de trabalho para estudar a melhor solução para um aeroporto na região anunciou hoje a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra que promoveu uma reunião com as congéneres das do Médio Tejo, Oeste, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões. O objetivo específico do encontro era o “de encontrar uma lógica de consonância sobre a necessidade e pertinência de um aeroporto na Região Centro”.
“Durante a reunião, os representantes das diversas CIM abordaram o estado de maturidade de todas as soluções alusivas à localização e construção de infraestruturas aeroportuárias na Região Centro”, refere a nota da CIM Coimbra, salientando que ficou acordado criar um grupo de trabalho.
O objectivo, acrescenta, passa por “estabilizar essas mesmas soluções, para que exista uma posição uniforme e estabilizada, do ponto de vista técnico e político, que vai ser posteriormente levada a discussão com o Governo”.
Os autarcas da CIM Região de Coimbra, recorde-se, defenderam recentemente que a região Centro “tem condições para ter um aeroporto e quer ser parte da solução da localização desta infraestrutura necessária, quebrando, dessa forma, o centralismo em Portugal”. “Além de ser uma prioridade é, sobretudo, uma questão de justiça e premência”, defenderam.
