Último espectáculo do ciclo promovido pelo município de Seia realiza-se no próximo domingo, 19 de Outubro, no Mirante de Santo Amaro
O ciclo Filarmonias 2025 encerra no próximo domingo, 19 de Outubro de 2025, pelas 15h30, com o concerto da Filarmónica 1.º de Janeiro, de Carragozela, que terá lugar no Mirante de Santo Amaro, em Santiago, no concelho de Seia.
Segundo o município de Seia, aquela banda, fundada em Janeiro de 1872, “tem sido um pilar da vida cultural da freguesia de Carragozela e das localidades vizinhas, formando sucessivas gerações de músicos ao longo de mais de 150 anos de história”.
A autarquia recorda que o Filarmonias 2025 começou com a actuação da Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, em parceria com o projecto OMIRI, e prosseguiu com concertos da Banda Academia de Santa Cecília, da Banda Torroselense Estrela de Alva com Rita Guerra e da própria Sociedade Musical Estrela da Beira.
De acordo com o comunicado do município, o Filarmonias “procura aproximar as bandas dos territórios que representam, reforçando a descentralização cultural e o envolvimento das comunidades”.
Criado em 2022, o projecto tem como objectivo “valorizar e divulgar o trabalho das cinco bandas filarmónicas do concelho de Seia, quase todas com uma história centenária”. No mesmo comunicado, a autarquia salienta que “mais do que formações musicais, estas filarmónicas são autênticas escolas de música e de cidadania, pilares do património cultural e símbolos identitários das comunidades que representam”.
