Os concertos dos Coldplay injectaram cerca de 36 milhões de euros na economia da cidade de Coimbra. “Trouxeram 36 milhões de euros”, disse o vice-presidente da Câmara Municipal daquela cidade durante a apresentação do relatório sobre o impacto dos quatro concertos realizados no mês Maio por aquela banda britânica. Francisco Veiga sublinhou ainda que passaram pelo Estádio Cidade de Coimbra 211 mil pessoas e cada visitante gastou, em média, 180 euros.
O documento dá ainda conta de um investimento superior a 500 mil euros em obras, assegurado pela promotora Everything is New, no Estádio Cidade de Coimbra, permitindo a reabilitação de algumas áreas do Estádio sem custos para o Município. O estudo apresentado permite ainda concluir que os concertos geraram o retorno económico de 36 milhões de euros, em boa parte com a hotelaria e a restauração a dispararem a facturação. A autarquia considera ainda “incalculável o impacto intangível em termos de notoriedade e projecção associada ao evento”.
Recorde que os quatro concertos dos Coldplay, que tiveram lugar nos dias 17, 18, 20 e 21 de Maio, no Estádio Cidade de Coimbra, resultaram de uma co-organização entre o Município de Coimbra e a promotora de produção de eventos Everything is New. O evento foi coordenado pelo Gabinete de Grandes Eventos, unidade orgânica que actua na dependência da Divisão de Turismo, e exigiu a colaboração e a participação de vários serviços da autarquia, incluindo os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
Os dados apurados neste estudo, segundo a autarquia, comprovam que o evento não acarretou prejuízo para o Município, permitindo, em contrapartida, um retorno positivo de 9.049,42 euros.
Relativamente à mobilidade, a mega-operação em torno da realização dos concertos envolveu 16 áreas de estacionamento com capacidade
