Correio da Beira Serra

Concluídas obras de meio milhão de euros do Parque Urbano Ana de Castro Osório

Espaço em Mangualde requalificado abre ao público com novos equipamentos e áreas verdes inclusivas

O Parque Urbano Ana de Castro Osório, em Mangualde, abriu ao público no passado sábado, 6 de Setembro de 2025, depois de obras de requalificação de cerca de meio milhão de euros, comparticipadas em 85 por cento pelo Portugal 2020. O espaço, localizado na Avenida Senhora do Castelo, oferece, segundo a CM de Mangualde, novas áreas verdes, equipamentos desportivos e percursos adaptados a pessoas com mobilidade reduzida.

O presidente da autarquia, Marco Almeida, destacou que “foi um investimento avultado, mas que é um enorme contributo para a qualidade de vida de todos os mangualdenses e de todos os que nos visitam, um equipamento que há muito era ambicionado pelos mangualdenses”.

O Parque Urbano Ana de Castro Osório, com 1,4 hectares, está interligado por vários percursos e dispõe de um parque infantil e outro geriátrico, um meio-campo de basquetebol, iluminação e sanitários. O Street Workout Park, projecto vencedor de um dos Orçamentos Participativos Jovem, foi agora também instalado no espaço.

O parque inclui ainda um FootParK, minicampo de futebol com cestos de basquetebol, construído no âmbito da Missão Continente e Fundação do Futebol (Liga Portugal), inaugurado a 22 de Novembro de 2024. Foram plantadas espécies endógenas, como carvalhos, pinheiros e amieiros, e instalados relvados, bancos, mesas e um bebedouro. A pensar na inclusão, foram assinalados trajectos e espaços adaptados a pessoas com mobilidade reduzida.

O equipamento integra o projecto “Mangualde – Cidade das Histórias”, uma homenagem a Ana de Castro Osório, considerada a mãe da literatura infantil. Marco Almeida explicou que “este espaço terá apontamentos literários da escritora e as personagens dos seus livros”.

Com a abertura do Parque Urbano Ana de Castro Osório, Mangualde passa a dispor de dois espaços verdes públicos na cidade, contando ainda com a Quinta Dona Leonor, aberta ao público em 2024.

Exit mobile version