… para o equipamento de uma sala destinada a acolher um aluno portador de multideficiência.
Porque “não faz mal ser diferente”, o Agrupamento de Escolas da Cordinha, em Ervedal da Beira, associou a realização da habitual Expo-Escolas, que decorre entre 14 e 17 de junho, a uma causa solidária.
Em causa está o apoio que aquela escola pretende garantir ao pequeno Alexandre, um menino de seis anos que frequenta o jardim de infância do Agrupamento de Escolas da Cordinha e que no próximo ano letivo vai integrar o 1º CEB naquela escola. Um apoio que a escola não está em condições de garantir devido às necessidades do menino, enquanto portador de multideficiência, e que exige um acompanhamento educativo especializado.
Na prática, o que a direção da EBI da Cordinha pretende é angariar fundos para criar uma sala adequada às suas limitações, similar a uma pequena unidade de multideficiência e adquirir material didático para que o menino usufrua das melhores condições no seu percurso escolar.
Entendida já como um marco do Agrupamento de Escolas da Cordinha, a Expo-Escolas assinala o encerramento do ano escolar e, ao mesmo tempo, serve de mostra ao que de melhor se fez naquele território educativo no período letivo que agora termina.
Um evento a que também está associada a entrega do prémio Cordinha que, no próximo dia 15 de junho, pelas 19h00, vai ser atribuído a José Carlos Alexandrino, docente e anterior diretor daquele agrupamento de escolas e que, desde 2009 ocupa a presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
Entre 14 e 17 de junho são várias as iniciativas que vão decorrer no âmbito da Expo-Escolas, com destaque para sessões de teatro, sarau gímnico, chuva de estrelas, apresentação da marcha da Cordinha, animação musical, passeio pedestre, entre outras iniciativas, sempre com entrada livre.
