Estátua de homenagem à queijeira já se encontra na rotunda entre Ervedal e Vila Franca da Beira
Correio da Beira Serra
A estátua que pretende homenagear a Queijeira Serra da Estrela já foi colocada na rotunda da estrada
que une as localidades de Ervedal e Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. A obra da autoria do professor de artes da Escola Secundária de Oliveira do Hospital Manuel Machado surgiu a partir de um concurso lançado pela autarquia oliveirense em Agosto de 2014, tendo o protótipo sido apresentado pelo autor, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, em Fevereiro do ano passado. A obra aparece publicamente numa altura em que o conselho realiza (amanhã e domingo) a 25ª Festa do Queijo Serra da Estrela.
“Esta é uma obra que visa prestar um tributo não só à mulher Queijeira, como à arte ancestral de fazer o queijo”, sublinhava a autarquia quando lançou o concurso desta ideia, salientando que a obra tem por objectivo “perpetuar a arte e a profissão na consciência concelhia e até nacional”. “O Queijo Serra faz parte da cultura oliveirense e o Município tem apostado numa política de promoção do Queijo Serra da Estrela, através da realização anual da Festa do Queijo, da edição de livros alusivos ao tema e do apoio aos produtores e ao movimento confrádico”, referia na altura um comunicado da autarquia.
“Se, por um lado, a importância do pastor já foi reconhecida publicamente pelo Município, através da colocação de uma estátua na principal entrada da cidade, falta perpetuar o valor da mulher Queijeira que, para além do afã doméstico, abraça diariamente tão relevante tarefa”, rematava ainda a nota da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
Foto da apresentação do protótipo: Cristina Luís (espalhafactos.com)