A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) integra o conjunto de instituições de ensino superior europeias – ISIB – Haute École Henri-Spaak (Pôle Universitaire de Bruxelles-Bélgica), Sint-Lieven (Gent-Bélgica), Universidade de Ciências Aplicadas FH-Joanneum (Gratz-Áustria) – que, durante 11 dias, participa em Bruxelas, no Erasmus Lifelong Learning – Intensive Program.
No programa que é conhecido por possibilitar a mobilidade de estudantes e docentes do ensino superior entre estados membros da União Europeia e associados, participa uma equipa de cinco alunos da licenciatura em Engenharia Informática da ESTGOH e dois professores da mesma escola.
Com esta participação, a escola pretende desenvolver, em equipa, protótipos de hardware, robótica e desenvolvimento de software em interfaces inovadoras utilizando diversas ferramentas como o Iphone, Android, sensores diversos e Arduino.
De acordo com informação avançada pela própria ESTGOH, a iniciativa tem por missão desenvolver competências de inovação e criatividade digital.
Ao mesmo tempo, aos alunos são lecionadas Masterclasses sobre patentes (picarre.be), criatividade e inovação digital (imal.org) e interfaces (openinterface.org) pelos próprios especialistas das organizações.
O programa tem o apoio da Comissão Europeia – Direcção Geral de Educação e Ciência.
