Correio da Beira Serra

Estrada entre Piornos e Manteigas, na Serra da Estrela, reabriu depois da tempestade

A Estrada Nacional (EN) 338 entre Piornos e Manteigas, na Serra da Estrela, reabriu hoje à circulação rodoviária pelas 18h00, disse à agência Lusa fonte da Infra-estruturas de Portugal (IP). Segundo a fonte, a circulação rodoviária foi reposta nesta via devido “à melhoria das condições climatéricas”.

“O corte deste troço, recorde-se, foi efectuado como medida preventiva na segunda-feira pelas 20h00, devido à passagem da depressão pós-tropical Danielle, com registo de forte pluviosidade”, explicou a empresa em comunicado. “Durante este período ocorreu um escorregamento de grandes blocos de rocha, situação que se encontra resolvida após a intervenção das equipas de manutenção da IP”.

A chuva intensa que caiu durante a noite e madrugada de segunda-feira, arrastou terras e detritos das áreas ardidas da serra da Estrela e causou danos na freguesia de Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda.

O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, disse que “os danos são enormes, várias viaturas foram arrastadas pela força da água, há casas e negócios afectados, estradas, iluminação pública, infra-estruturas de água e saneamento, equipamentos desportivos e lúdicos, entre outros”.

O autarca fez uma publicação nas redes sociais, na qual escreveu que “as condições climatéricas anunciadas”, que levaram à decisão preventiva de encerramento da EN 338, “causaram um cenário de destruição” na freguesia de Sameiro.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), pelas 18h45 de hoje ainda estavam no terreno, nos trabalhos de limpeza, 58 elementos e 19 viaturas.

 

Exit mobile version