Correio da Beira Serra

Falta de máquinas compromete trabalhos de nivelamento no concelho de Tábua

Autarquia vendeu para a sucata única niveladora municipal reparada com dinheiros públicos. Só resta um equipamento, que pertence a entidade externa.

A Câmara Municipal de Tábua enfrenta uma escassez crítica de equipamentos para nivelamento de terrenos, pavimentação de estradas e realização de terraplanagens. A denúncia partiu da CDU que alerta para a inexistência de maquinaria própria capaz de dar resposta às necessidades básicas de manutenção de vias e acessos em todo o concelho.

A situação, explicam numa nota, agravou-se com a decisão do município de vender para a sucata uma máquina niveladora que, segundo informações recolhidas junto de fontes locais, tinha sido recentemente alvo de reparações pagas com dinheiros públicos. Esta máquina, cujo valor de aquisição ultrapassa os 100 mil euros, foi alienada, alegadamente, por um montante equivalente ao valor investido no conserto.

Com esta venda, resta apenas uma máquina no concelho para execução dos trabalhos mencionados, sendo esta propriedade da Associação de Desenvolvimento da Serra do Açor. O recurso a esse equipamento depende, portanto, da disponibilidade de uma entidade externa ao município.

“A decisão de vender para a sucata um bem municipal, especialmente após um investimento avultado na sua reparação, levanta dúvidas quanto à gestão dos recursos públicos e à lógica financeira da autarquia”, escrevem.

“A população exige esclarecimentos por parte do presidente da Câmara Municipal de Tábua sobre os contornos deste negócio e os critérios que estiveram na base da alienação do equipamento. Num contexto em que os meios são escassos, torna-se ainda mais premente justificar como se justifica investir para depois descartar”, conclui.

Exit mobile version