Correio da Beira Serra

Farmacêutica de Mortágua já recebeu as 80 toneladas de material médico

médicos

A empresa Farmacêutica FHC de Mortágua já recebeu o carregamento de 80 toneladas de material para produzir equipamentos de protecção individual para o novo coronavírus que chegou ao Porto num avião Antonov. O Grupo FHC é um dos poucos fabricantes de medicamentos de base nacional ainda a operar em Portugal, onde produz mais de 200 medicamentos de 50 áreas terapêuticas.

Neste carregamento proveniente da China, chegaram (máscaras, luvas, toucas, fatos completos de protecção individual/isolamento e óculos), vão ser preparados para depois serem distribuídos pelos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, que diariamente lidam nos hospitais e outras unidades clínicas, directamente com infectados pelo novo coronavírus.

A “encomenda” do Estado português está incluída num “contrato” por ajuste directo de 28,5 milhões de euros, de um total superior a 35 milhões, celebrados pela Direcção-Geral de Saúde (DGS) para adquirir material médico. Dos contratos já conhecidos destacam-se três celebrados com a mesma empresa, a FHC de Mortágua que detém os Laboratórios Basi.

Exit mobile version