O FC Oliveira do Hospital renovou o título de Entidade Formadora Certificada de três estrelas, por parte da Federação Portuguesa de Futebol, para a época 2024/2025. A renovação é o resultado, segundo o clube, de uma “organização séria e de um trabalho eficaz, sustentado pelos diversos elementos do clube (directores, treinadores, atletas, pais e adeptos) que visam a promoção dos atletas mais jovens numa prática desportiva saudável e ética”.
Recorde-se que a obrigatoriedade do Processo de Certificação da FPF para os Clubes que participem em Provas Nacionais de futebol, quer em contexto sénior e/ou formativo, no âmbito do Regulamento Licenciamento de Clubes, o clube deve estar certificado pela FPF como entidade formadora classificada com, pelo menos, três estrelas sob a pena de não poder competir em qualquer prova de âmbito nacional, descendo automaticamente ao patamar distrital.
A certificação é atribuída através do cumprimento integral dos diferentes critérios: planeamento e orçamento, estrutura organizacional, recrutamento e angariação, formação desportiva, acompanhamento médico-desportivo, formação pessoal e social, recursos humanos e instalações e logística.
Os clubes podem ser certificados com o nível básico: Centros Básicos de Formação de Futebol (CBFF), Escolas de Futebol com certificação de 2 ou 1 estrelas e Entidades Formadoras com Certificação de 5, 4 ou 3 estrelas. Para atingir as 4 e 5 estrelas o clube tem de possuir, nomeadamente, dois campos para que se possa cumprir com o rácio de ocupação espacial regulamentar por atleta e equipas de futebol de 11, bem como salas de apoio para coordenação técnica, treinadores e gabinetes médicos. “Uma ambição que a AFFCOH espera cumprir em breve com o apoio dos seus parceiros e patrocinadores”, conclui o emblema oliveirense.
