Coma chegada das férias escolares, a Biblioteca Municipal de Oliveira do hospital relançou as “Férias Ativas”. O programa promove a ocupação de crianças em idade escolar de forma lúdico-pedagógica, seguindo a prática “aprender a brincar”.
No total, as “Férias Ativas” acolhem 30 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, divididas em grupos de trabalho que terão, durante duas semanas, as tardes preenchidas com atividades que vão ao encontro das suas expectativas e interesses e que possam contribuir para aumentar o seu conhecimento e saber. Procura-se ainda fomentar a partilha, a socialização e a interacção, tão importantes nestes grupos etários.
Nas sessões são dinamizadas várias oficinas, de diferentes áreas do saber: escrita criativa, expressão dramática, culinária, expressão plástica, atividade física e visitas ao património local, estas últimas com a colaboração de técnicos do Município das respectivas áreas, conferindo um maior valor científico às atividades.
“No arranque da iniciativa, o entusiasmo entre os participantes do primeiro grupo de trabalho foi bastante evidente. A oficina de escrita criativa ocupou a tarde do primeiro dia e desafiou os mais novos a darem largas à sua imaginação, numa adaptação livre da “História da Carochinha”. As novas histórias darão lugar, posteriormente, a dramatizações”, refere a autarquia em comunicado.
Promovidas pelo Município, as “Férias Ativas” são dinamizadas pelos técnicos e monitores da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, e têm como objetivos proporcionar às crianças “um programa organizado de caráter educativo, cultural e lúdico no período de férias escolares de Verão, bem como implementar respostas ao nível da ocupação saudável dos tempos livres dos mais novos”.
