No dia em que a freguesia de Aldeia das Dez colocou em marcha mais uma edição da Festa da Castanha, os visitantes acederam ao convite.
Aliado ao prestígio que o certame tem vindo a conquistar ao longo de cada edição, esteve também o bom tempo que se tem feito sentir e que permitiu aos forasteiros passar um belo dia de verão prolongado no recinto do Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira.
Com casa cheia, o balanço só poderia ser positivo. “Esta festa supera todas as minhas expetativas possíveis e imaginárias”, contou a presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez que se confessou radiante com a afluência de gente que acorreu à Festa da Castanha, nos dias 14 e 15 de outubro.
“Vim sempre a todas as edições e acredito que hoje tenha sido a festa que mais gente trouxe”, contou, justificando a boa adesão com a aposta na divulgação – “tivemos possibilidade de participar no programa Praça da Alegria da RTP”, frisou – e pelas condições climatéricas.
A presidente da Junta de Freguesia sublinhou ainda a boa participação de expositores. “A crise também faz com que os expositores venham vender”, verificou, contando que foram ocupados 52 expositores e usadas 10 tendas da Junta de Freguesia.
Num certame que serve de promoção à Freguesia de Aldeia das Dez, mas em que o mote é a castanha, o apreciado fruto foi igualmente motivo de atração, chegando a esgotar nos pontos de venda.
“Tínhamos entre 300 a 400 quilos de castanha e vendemos tudo”, referiu Sónia Madeira, contando que alguma dessa castanha também foi usada para o magusto. A autarca referiu ainda que a elevada temperatura tem sido benéfica para os produtores de castanha de Aldeia das Dez, porque “fez com que o fruto amadurecesse mais cedo”.
Encara também como positiva a antecipação do certame em duas semanas, porque “no ano passado a feira foi duas semanas mais tarde e quase não tínhamos castanha local”.
Animada pelo bom resultado da 10ª edição da Festa da castanha, Sónia Madeira garante que o certame é para continuar e até perspetiva novidades para 2012. “Para o ano vou tentar trazer os fadistas para domingo”, revelou, tomando por base o espetáculo que decorreu de véspera no recinto de festas de Aldeia das Dez com Rosita e Firmino Pereira. “Foi muito bom”, contou.
