Associação Cultural Juvenil Teatro Hábitos, inserida no seio da aldeia de Carvalhal Redondo, pretende com a décima edição do Festival Habitua-te, encontrar uma harmonia entre a cultura rural do povo e as artes mais contemporâneas. Durante dois dias, 27 e 28 de Julho, a aldeia será o palco de uma série de manifestações culturais que englobam música, teatro, circo, artes plásticas e tradições locais, promovendo um encontro entre o tradicional e o moderno.
O evento contará com a presença de diversos artistas e grupos que trarão à aldeia um conjunto diversificado de performances e actividades, proporcionando uma experiência cultural rica e variada para todas as idades. A iniciativa conta com o apoio do Município de Nelas e diversas entidades locais e regionais.
No dia 27 de Julho, o festival começa às 22h00 com BrassDass, seguido de Teatro Hábitos às 22h15. Às 23h00, teremos novamente BrassDass, e às 23h10, Palhaço Apaixonado (itinerante) que animará o público. O Projecto Bug sobe ao palco à 00h15, e a noite encerra com DJ Crok às 01h30.
No dia 28 de Julho, as actividades iniciam às 15h30 com um Workshop de Aéreos. Às 17h30, o Palhaço Pintas (itinerante) faz a sua apresentação, seguido de Lulú Esfregona e Lala às 18h00. Os Irmãos Esferovite fazem duas apresentações, uma às 19h00 e outra às 21h30. Às 22h00, é a vez de Os Marujos, seguidos por DoRéMol às 22h45. O festival encerra com A Desenhada às 23h30.
“O nosso espectáculo ‘Riscos Azuis’ são linhas paralelas à vida, trazendo ecos de um passado que permanece vívido e presente. Na celebração dos dez anos de existência do Festival Habitua-te e dos 50 anos da conquista da liberdade, mergulhamos nas memórias e nas lutas que moldaram todo um povo. Nesta constante procura de um papel activo na cultura e nas suas consequências, combinamos o teatro para celebrar as vidas, as lutas, as tradições e a resiliência das pessoas que lutaram sempre pela liberdade”, refere a Associação Cultural Juvenil Teatro Hábitos.
