Quatro dias de festa, 65 expositores, provas de vinho, concertos e Marchas Populares marcaram o regresso da Feira Industrial, Comercial e Agrícola ao centro da vila. “Momentos únicos e diferenciadores no Coração do Dão”, segundo a organização.
O município de Nelas contabiliza “milhares de visitantes” ao longo dos quatro dias da edição deste ano da FICA – Feira Industrial, Comercial e Agrícola, que decorreu entre 20 e 24 de Junho, com concertos, tasquinhas, provas de vinho, marchas populares, mostras de artesanato e um vasto programa dirigido a públicos de todas as idades.
Ao todo, foram cerca de 65 os expositores presentes, com representações do comércio, indústria, serviços, enoturismo, artesanato e colectividades locais. A estas últimas coube a dinamização da zona de restauração, onde se concentraram as tasquinhas, bares, padaria e pastelaria, com destaque para os produtos regionais – enchidos, queijos, doces, azeite, mel, licores e o vinho do Dão, elemento central em várias actividades temáticas da feira.
O Mercado Municipal acolheu o “Espaço Provar”, com seis sessões dedicadas à prova e harmonização de vinhos e produtos endógenos. Foram promovidas provas comentadas, degustações e momentos de partilha entre produtores e visitantes, com especial enfoque na valorização da identidade vitivinícola do concelho.
A música voltou a ter grande protagonismo, com actuações dos grupos Woodland, Noninho Navarro, Só Rui, Piruka e Os Quatro e Meia. As after-parties ficaram a cargo dos DJs Kiki, Cá7Time e Johnny the Bass. No plano mais tradicional, actuaram os Serões da Beira Alta, o Rancho Folclórico Rosas do Mondego, o Grupo de Danças e Cantares Regionais “Os Sanatrenses” e os Grupos de Bombos do Paço e de Cimo do Povo, com arruadas pelas principais ruas da vila.
Na noite de São João, o destaque foi para as Marchas Populares, protagonizadas pelas associações do Bairro da Igreja e de Cimo de Povo (Nelas), e do Paço e do Rossio (Canas de Senhorim), que desfilaram em cortejo pelas ruas das respectivas localidades.
Em paralelo, a FICA incluiu várias iniciativas dedicadas ao público mais jovem. No “Espaço Criança”, houve actividades como pinturas faciais, insufláveis, cinema infantil, oficinas de música promovidas pela Academia Municipal de Artes e a presença de mascotes. Também se realizaram demonstrações com obstáculos, motas, bicicletas eléctricas e a participação do piloto Tiago Santos.
Já o projecto “Connect IN FICA”, promovido pela Interioriza-te em parceria com o CLDS 5G Criar, Participar e Valorizar de Nelas, teve como foco a relação entre juventude e tecido empresarial local, através de dinâmicas de grupo, partilhas de experiências e workshops sobre inovação, empreendedorismo e valorização dos talentos jovens.
Segundo o município de Nelas, que organizou o evento, esta foi uma edição “autêntica e diferenciadora”, que voltou a afirmar a FICA como “um dos maiores certames da região Dão-Lafões”.
