A Feira Industrial e Comercial de Tondela (FICTON), que comemora 30 anos, espera receber 50 mil visitantes, de 11 a 16 de Setembro e terá um investimento de 500 mil euros. “A FICTON é uma feira que mantém há 30 anos aquele que é o seu principal objectivo que é promover as nossas actividades económicas, comerciais, industriais, mas também as actividades associativas, aliando a isto a promoção da nossa gastronomia e produtos endógenos”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, na apresentação do evento, salientando que o investimento será na ordem dos 500 mil euros.
“É um ano excepcional, é o ano dos 30 anos e, portanto, investimos também de forma especial, mas também contamos com um incremento das receitas, não só ao nível da bilheteira, mas também dos patrocinadores”, acrescentou, notando que o evento terá mais um dia que o ano passado e é expectável um aumento de visitantes. “O ano passado contámos com cerca de 35 mil espectadores durante os vários dias da feira. Este ano contamos com cerca de 50 mil visitantes”, frisou a autarca.
A FICTON realizava-se habitualmente no espaço envolvente ao pavilhão municipal, mas, no ano passado, mudou-se para a zona da feira semanal. Este ano, ocupará uma área de cerca de 30 mil metros quadrados, ocupados por ‘stands’ de indústria, comércio, artesanato, centro de exposições, áreas institucional, infantil e de diversão, zona de ‘street food’, espaço “Ao sabor” e palcos. “No ano passado fizemos uma aposta que muitos achavam que era uma aposta perdida, mas, no final, o balanço foi extremamente positivo”, lembrou Carla Antunes Borges, contando que ficou desde logo decidido manter a localização este ano.
A autarca sublinhou a “capacidade que o espaço tem em poder aumentar e ajustar-se às dinâmicas” das diferentes edições da FICTON, porque “a envolvente permite adaptações”. “Este ano vamos ter mais espaços e nova refuncionalização dos espaços existentes, com adaptações, com melhorias, com uma nova organização dos ‘stands’”, acrescentou.
Uma das novidades da edição deste ano é o espaço “Ao sabor”, onde haverá produtos endógenos, vinhos e gastronomia e será possível provar pratos típicos do concelho, como o cabrito e os carolos. “Terá todos os dias uma oferta gastronómica que é diferenciada do que está nas tasquinhas que são exploradas pelas associações”, explicou a vereadora responsável pelo pelouro dos eventos, Vera Machado. Este novo espaço funcionará com a colaboração da Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra da Estrela e da Confraria dos Carolos e Papas de Milho. “Pretende-se que este espaço funcione todos os dias, com novas dinâmicas, onde as pessoas podem provar com qualidade estas iguarias fantásticas”, salientou Carla Antunes Borges.
Outra das novidades da FICTON é um dia dedicado à diversidade cultural, que está a ser organizado com a colaboração das comunidades de imigrantes. No dia 14 de Setembro actuarão o cantor brasileiro Vitor Kley – o primeiro artista internacional a estar no certame – e o grupo Vira Vira – Tributo a Mamonas Assassinas. Do cartaz musical constam também os nomes de Fernando Daniel (11 de Setembro), Toy (12 Setembro, dia de entrada gratuita), Plutónio (13 Setembro), Carminho (15 Setembro) e Os Quatro e Meia (16 Setembro).
Vera Machado explicou ainda que o cartaz musical irá “ao encontro de públicos diferenciados” e não esquecerá os artistas e bandas locais, que actuarão todos os dias da FICTON. A Filarmónica Tondelense, o grupo Infantes, Celso Coelho, o grupo Canal 18, The Mortys, Vira Vira – Tributo a Mamonas Assassinas, The Beliervers e Godbless actuarão antes dos artistas principais, sendo estes depois seguidos de DJ. “São três décadas de evento, que ao longo dos anos tem-se consolidado e reinventado e no ano passado conheceu um espaço novo, moderno e muito mais acolhedor”, frisou Vera Machado, mostrando-se confiante de que, em Setembro, Tondela será “a marca da região”.
