A partir de segunda-feira, dia 31 de Janeiro, tanto o gasóleo como a gasolina vão custar mais nos postos de abastecimento em Portugal. No caso do gasóleo simples, os preços deverão subir cerca de um cêntimo por litro para os 1,609 euros, segundo os cálculos do jornal de Negócios. Já a gasolina simples 95 sobe quase dois cêntimos por litro, para os 1,750 euros, seguindo a tendência das últimas semanas.
Os aumentos têm-se sucedido a ritmo alucinante. Desde o dia 3 de Janeiro, a gasolina já aumentou cinco cêntimos e o gasóleo sete cêntimos. Durante o ano passado, os preços da gasolina subiram 19 por cento e do gasóleo 21 por cento.
Os preços dos combustíveis nos postos de abastecimento continuam a reflectir os aumentos no mercado internacional. Esta semana, o Brent, que serve de referência às importações europeias, subiu 2,17 por cento para 90,11 dólares por barril, tendo ultrapassado a barreira dos 90 dólares pela primeira vez desde Outubro de 2014. Os condutores, entretanto, devem ainda contar que a partir do dia 31 de Janeiro termina a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) em dois cêntimos na taxa da gasolina e um cêntimo no gasóleo.
