Gil Mendes, 14 anos, é o único atleta federado da Escola Municipal de Natação Adaptada de Carregal do Sal, mas, mesmo assim, tem-se distinguido pelos bons resultados. Como aconteceu no recente Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada 2023, onde se sagrou campeão na Categoria de Esperanças e na Classe S9.
Um título, que juntou ao de Campeão Nacional de Inverno, num evento que contou com um total de 159 nadadores (124 masculinos e 35 femininos) competiram durante dois dias em representação de 39 clubes, numa organização da Federação Portuguesa de Natação (FPN) com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. O Município de Carregal do Sal já apresentou publicamente congratulações ao Gil Mendes pelo exemplo de Esforço, Empenho e Dedicação.
O jovem que pratica natação desde os três anos explica que o seu gosto pela modalidade aconteceu depois de uma recomendação do médico pediatra para evitar o desvio da coluna vertebral. “Experimentei, gostei e comecei a praticar com bastante afinco. Em 2018, com o apoio da Câmara Municipal, realizei testes e passei a federado. Aos nove anos passei a realizar competição a sério”, conta o atleta que sonha em bater os recordes do seu ídolo David Grachat. “Ele é que me acolheu quando entrei no programa. É o meu padrinho, mas gostava de bater o recorde dele que é de 2’22’’ e eu faço 3 minutos”.
O quarto deste jovem está cheio de troféus. O pai assegura que incentiva o filho a praticar natação, mas não lhe quer colocar muita pressão.” Queremos que a evolução seja natural. Sem pressão, porque sendo ele o único atleta de natação adaptada. A desmotivação pode acontecer”, explica o pai Rui Mendes que apoia o sonho do seu filho que passa por chegar aos jogos Paraolímpicos.
