Correio da Beira Serra

Gouveia celebra 37 anos como cidade com homenagens e novos projectos para o futuro

O Município de Gouveia assinala amanhã, 1 de Fevereiro, o 37.º aniversário da elevação a cidade, numa cerimónia que contará com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa. As comemorações incluem a valorização da obra de Vergílio Ferreira e a apresentação de novos projectos para o desenvolvimento do concelho.

O programa comemorativo inicia-se com uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 15h00, onde será assinado um contrato entre a Câmara Municipal de Gouveia e a Bertrand Editora para a publicação de uma edição especial da obra Conta-Corrente, de Vergílio Ferreira, em três volumes. Segue-se a formalização de um protocolo com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas para a criação das Bolsas de Residência Literária Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre, iniciativa que pretende reforçar a ligação do escritor ao território e promover a Casa Para Sempre como espaço de criação artística.

A cerimónia prossegue com a apresentação de dois investimentos na área do saneamento, a cargo da empresa Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE): a construção do sistema de tratamento de águas residuais na Ponte Nova e Póvoa da Rainha e a remodelação da rede de abastecimento e saneamento de Vila Nova de Tazem – Fase 1.

Ainda no âmbito do desenvolvimento urbano, será apresentado o projecto Casa do Território – Identidade e Memória, seguindo-se a divulgação do anteprojecto de reabilitação do antigo pavilhão industrial Bellino & Bellino e do estudo prévio para a recuperação dos edifícios da Mata do Dique. Este último integra um programa mais amplo de reabilitação urbana para fins habitacionais, visando o aumento da oferta de arrendamento a preços acessíveis.

A sessão comemorativa reafirma, segundo uma nota do município, o compromisso da autarquia com a preservação da memória literária e cultural da cidade, ao mesmo tempo que aposta na modernização das infra-estruturas e na melhoria das condições de vida da população.

Exit mobile version