Despacho publicado a 21 de Maio autoriza contrato-programa entre o município e o Estado. Obra envolve um investimento total superior a 617 mil euros e permitirá concentrar serviços nucleares do concelho no edifício requalificado.
O município de Celorico da Beira foi autorizado a celebrar um contrato-programa com o Estado, com vista à conservação e alteração do edifício da antiga Escola Profissional da vila. A decisão consta do Despacho n.º 5690/2025, publicado a 21 de Maio, e enquadra-se no regime de cooperação técnica e financeira entre o Governo e as autarquias locais.
Segundo informação divulgada pela câmara municipal, o projecto de requalificação da antiga Escola Profissional representa um investimento elegível total de 617 647,06 euros, dos quais 50% — ou seja, 308 823,53 euros — serão comparticipados pelo Estado, no âmbito do referido contrato-programa.
A autarquia salienta que esta verba “reveste-se de grande importância para Celorico da Beira”, permitindo não só a conservação do edifício, mas também a sua adaptação a novas funções. A futura utilização do espaço passará pela instalação e concentração de diversos serviços nucleares do concelho, que deverão assim passar a funcionar centralizadamente no edifício intervencionado.
A câmara municipal não especifica, para já, quais os serviços a transferir para o imóvel requalificado, nem o calendário previsto para o arranque da empreitada.
