O Governo assumiu o compromisso de avançar com a recuperação integral do Hotel Turismo da Guarda, contrariando a solução parcial inicialmente prevista. A garantia foi dada pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante uma reunião de trabalho que, segundo a autarquia, decorreu recentemente e contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do novo Presidente da ENATUR, Paulo Pereira Coelho, e do Vereador do Turismo, Rui Melo.
No encontro, os responsáveis asseguraram ao Presidente da Câmara que «o processo está em curso e que a solução final será apresentada até ao final do primeiro trimestre deste ano». A decisão representa um avanço face ao contrato de 2023, que previa apenas uma recuperação parcial do edifício.
O projecto tem sido marcado por atrasos, sobretudo devido à formalização tardia do contrato de arrendamento promovido pela ENATUR, que só foi celebrado em Outubro de 2023, apesar de o Memorando de Entendimento ter sido assinado em Janeiro do mesmo ano.
Há um ano, a ENATUR enviou um email com uma pequena memória descritiva do projecto, apresentando apenas um conjunto de intenções para a recuperação do imóvel.
O anúncio agora feito representa um passo significativo para ultrapassar um impasse de 15 anos. A Câmara Municipal da Guarda tem mantido este projecto como uma prioridade, insistindo na necessidade de uma solução definitiva para o edifício.
Nos últimos anos, o Executivo Municipal apostou numa estratégia de persistência e diálogo, colocando o tema na agenda política e apelando repetidamente aos sucessivos Governos para que fosse desbloqueado.
A autarquia já fez saber ao Governo e à ENATUR que, caso não sejam apresentadas soluções concretas até ao prazo estipulado, poderá exigir a devolução do edifício ao Município. Segundo a Câmara, há vários potenciais investidores interessados em avançar com projectos que devolvam ao Hotel Turismo a sua função estratégica e o coloquem ao serviço da comunidade.
