Correio da Beira Serra

Homem salvo no incêndio da Serra da Estrela agradece a intervenção da GNR de Manteigas

Um homem agradeceu à GNR de Manteigas pelo facto de dois operacionais daquela força de segurança o terem salvo na segunda-feira, por volta das 13h00, quando se encontrava rodeado pelas chamas no Covão da Abelha, na zona da Serra de Baixo, no parque natural da Serra da Estrela. A vítima, conhecida apenas por Rui, refere que a equipa constituída pelo cabo Ringo Soares, o guarda-principal Celso Marques e o Mestre Florestal Principal Luís Costa tiveram “uma rápida e decisiva entrada na zona já circunscrita em chamas” salvando-lhe a vida.

“Este facto verificou-se após inesperado e violento reacendimento, com acelerada progressão das chamas provocado por fortíssima e permanente intensidade de vento na zona onde me encontrava”, refere em missiva enviada ao comandante do posto da Guarda Nacional Republicana de Manteigas. “Em local de difícil acesso (1300 metros), irromperam na sua viatura para o meu resgate, em tempo de sair da zona de cerco onde o fogo progredia em forma de tenaz. Estra acção demonstra, a meu ver, acto heróico de bravura, de excepcional abnegação e valentia, com comprovado perigo da sua vida”, descreve.

“Não tendo eu qualquer outra forma de retribuir tão inefável sacrifício – ao terem colocado a sua vida em perigo para salvarem a minha- vendo-me devedor perene deste acto, venho solicitar que o seu excepcional mérito e bravura seja publicamente reconhecido(…)”, conclui.

Exit mobile version