Correio da Beira Serra

Incêndio leva ao cancelamento da Festa de Verão do Piódão

Organização alega constrangimentos logísticos e risco de reacendimentos

A Festa de Verão do Piódão, que deveria começar esta sexta-feira na aldeia histórica do concelho de Arganil, foi cancelada devido ao incêndio que lavra no município. Promovidas pela Comissão de Melhoramentos do Piódão, as festividades, habitualmente muito concorridas por residentes, visitantes e emigrantes, iriam prolongar-se até domingo.

A presidente da comissão, Elsa Lopes, explicou que a decisão foi motivada por dificuldades logísticas e pelo receio de reacendimentos. “Éramos para ir buscar o palco ontem [quarta-feira] ao município, não o conseguimos fazer, hoje também não. Há toda uma parte logística que está por fazer e não vamos ter tempo. E há aqui uma preocupação acrescida com os reacendimentos, a festa não é compatível com toda esta situação”, afirmou.

Apesar de existirem opiniões divergentes na comunidade, Elsa Lopes considerou que “o mais prudente é não fazer” a festa, uma vez que persistem cortes de estradas e incerteza quanto às condições de segurança.

O presidente da Junta de Freguesia do Piódão, José Lopes, admitiu que preferia a manutenção do evento, ainda que com um programa reduzido, para proporcionar algum ânimo à população. No entanto, reconheceu que “os constrangimentos são muitos” e que o acesso à aldeia está fortemente condicionado.

Segundo o autarca, cerca de 98% da paisagem florestal da freguesia está queimada, subsistindo chamas activas junto à aldeia de Malhada Chã, no limite leste do concelho, na fronteira com Pampilhosa da Serra e Covilhã.

Exit mobile version